Como o planejamento fiscal pode ajudar a sua empresa?

O pagamento de impostos é uma obrigação legal das empresas e deve entrar nos balanços anuais da gestão. Como a carga tributária nacional é alta, consome boa parte dos recursos financeiros da companhia. Por isso, é fundamental realizar um planejamento fiscal adequado e não se perder em meio a tantas arrecadações diversas.
O que é o planejamento fiscal?
O planejamento fiscal, também chamado de planejamento tributário, tem por objetivo ajudar a empresa a diminuir os gastos com tributos ao longo do ano. No momento de criação do plano, a gestão deve reunir advogados, administradores e contadores. O processo deve envolver a avaliação do regime tributário – Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido – e outras medidas da elisão fiscal para diminuir a carga tributária.
O planejamento – bem como os mecanismos de elisão fiscal – são permitidos – e até incentivados – por lei. A intenção é ajudar as empresas a aliviar os gastos e separar dinheiro para investir em melhorias e em novas contratações. É recomendável que a gestão utilize o final do ano para a realização do procedimento, visando as adequações para o próximo período de impostos que se inicia em janeiro.
O que o planejamento fiscal traz para a empresa?
O processo é trabalhoso e demanda esforços de diferentes áreas da empresa. Porém, pode apresentar uma série de resultados positivos para a gestão, como:
Redução dos custos tributários
A adequação a outro regime tributário ou mesmo a organização para o pagamento em dia dos impostos pode resultar em uma economia significativa dos recursos das empresas. Dessa maneira, a gestão consegue reverter o montante para outras áreas prioritárias ou investir em melhorias dos processos.
Mapeamento dos pagamentos
Planejar a quitação dos boletos com pouca antecedência pode representar um descontrole completo do fluxo de caixa das empresas. Por mais que possa surgir uma série de pagamentos não planejados, é fundamental ter uma noção ampla já no começo do ano das obrigações legais que se seguirão nos próximos meses.
Planejamento financeiro
Chegar no dia de pagar uma tributação importante e não ter dinheiro em caixa é um problema a ser evitado nas empresas. O planejamento fiscal ajuda a gestão e o departamento de finanças a se organizarem para realizar as quitações nos dias corretos e não arcar com multas.
Mais tranquilidade para a gestão
Passar muito tempo preocupado com as questões tributárias da empresa é desgastante para a gestão. A delegação do trabalho de planejamento para um suporte jurídico e contábil responsável economiza recursos dos gestores. Assim, a administração consegue dispor sua atenção a outras áreas da companhia, como inovação e organização.
Quer mais dicas para a gestão da sua empresa? Então continue pelo nosso blog:
Planejamento tributário: entenda como as empresas conseguem reduzir tributos na folha de pagamento
Advogado especialista em startup: saiba por que você deve contar com um
Escritório de advocacia em Campinas/SP!
Mais de 30 anos de experiência. Conheça nossas áreas de atuação